Taboão da Serra

Uma breve descrição da cidade que fui morar e hoje é onde adoro viver.

Taboão da Serra é uma das cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo). Está situada à Sudoeste da Capital. Faz divisa com Embú, Osasco e com os distritos do Butantã, Raposo Tavares e Campo Limpo de São Paulo.

A cidade surgiu inicialmente como Vila Poá, sendo posteriormente elevada à Distrito e finalmente cidade quando emancipou-se de Itapecerica da Serra em 1959.

O nome Taboão origina-se de duas histórias uma das plantas que beiravam os Rios Poá e Pirajuçara e outra história onde uma grande tábua (taboão) servia de passagem entre as atuais Avenida Francisco Morato em SP e Rua João Santucci em Taboão, cruzando-se o leito do Pirajuçara. O “da Serra” é uma homenagem à cidade mãe.

Com cerca de 250 mil habitantes segundo contagem não oficial pela Prefeitura, possui indústrias de peças para veículos, laboratórios químico farmacêuticos, de cosméticos, entre outras.

Teve um avanço nos últimos anos na área comercial com a instalação de grandes redes de lojas e hipermercados além de um Shopping Center. Apesar disso a concentração do comércio ainda é na região do Pirajuçara que responde por 40% do volume de vendas da região.

Cortada pela Rodovia Régis Bittencourt a cidade tem alguns problemas comuns a toda cidade como o trânsito, as ocupações irregulares, a explosão populacional. Taboão da Serra  está com praticamente todas as grandes áreas livres já adensadas e construídas.

Como pontos de interesse turístico tem-se o Parque das Hortências, único parque de Taboão da Serra que aliás funciona também como Zoológico. Outros pontos: Morro do Cristo, Pça Nicola Vivilechio com a fonte luminosa, marco do início do serviço de abastecimento de água em Taboão, Igreja Nossa Senhora do Carmo de 1937 em estilo barroco colonial.

Taboão da Serra possui um Teatro Municipal (CEMUR), 5 salas de cinema, todas instaladas no Shopping local, um ginásio de esportes, estando o Centro Olímpico em finalização, além de diversas quadras poliesportivas ,muitas cobertas, espalhadas pela cidade, algumas de uso misto (comunidade e  Unidades Escolares).

A rede escolar conta com unidades educacionais municipais (que atende a educação infantil o ensino fundamental até o 5º ano apesar de possuir algumas unidades com todo o ensino fundamental, Médio e Técnico como é o caso da EMEFM Rui Barbosa), estaduais (a melhor Escola da Rede Estadual de SP no ENEM 2008, EE Prof.ª Lúcia de Castro Bueno fica em Taboão), além de diversos estabelecimentos particulares. Possui faculdade presencial  e alguns pólos de ensino superior à distância.

É uma cidade que reúne movimentação e um clima de interior. É onde eu moro e gosto de viver.

12 Respostas para “Taboão da Serra

  1. Gabriel Neves de Souza

    boa noite , sou um aluno do col. morumbi sul
    tenho que fazer um trabalho escolar , gostaria de saber se o senhor , poderia me ajudar ?
    Sobre Chargistas no Rio de Janeiro nos anos de 1890 -1930.
    desde ja agradeço a sua colaboraçao, desculpe o imcomodo.

  2. Prezado Profº Christian,
    Pesquiso sobre atividades industrial e comercial de Taboão da Serra, você pode me informar sobre esses dados ou indicar algum link que os tenha.
    Grato
    Léo

    • Prof Christian

      Estes dados devem estar disponíveis na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra com maior precisão.

    • Prof Christian

      Léo

      No site da Prefeitura de Taboão da Serra e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico acredito que terão os dados de forma mais atualizada

  3. É uma área perigosa para o qual viajar com o carro? Há muitos assaltos ou seqüestros? Pode uma única mulher andando na rua?

    • Prof Christian

      Javier

      É uma cidade da Grande São Paulo. Os índices de violência e assaltos e sequestros não estão entre os mais altos . Moro no centro e desde 2006 nunca fui assaltado mas vale ter cuidado com bolsas e objetos de valor.

      Algumas regiões a noite devem ter atenção redobrada…. Perto da Benedito Cesario de Oliveira com a Kizaemon deve ter atenção redobrada devido a ser a “cracolândia local”.

  4. Quando Taboão da Serra foi fundado,qual o tipo de atividade economica é a mais importante?,quantos habitantes possue o municipio do Taboão da Serra?

  5. Boa tarde, Javier,
    Estou pensando em me mudar para um apartamento na estrada São Francisco. É uma região perigosa?
    Obrigada.

    • Prof Christian

      é uma região que tem bom movimento e bom nível de comércio… não é das mais perigosas em taboão

  6. Vou morar no Pq Pinheiros a região é perigosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s