A Rede Municipal de São Paulo

 

Rede Municipal de São Paulo 

 O quadro acima foi montado com dados obtidos no portal da Secretaria Municipal de Educação da Capital com data base de Agosto de 2009.

O número total de alunos da Rede Municipal é de 1.106.292 matriculados. Não estão considerados nesta conta os alunos do Ensino Médio.

Algumas observações e inferências podem ser feitas a partir dos dados acima.

O tamanho das Unidades Educacionais  da Educação Infantil é menor do que a das de Ensino Fundamental e por isso as primeiras estão em maior número.

Uma breve análise nos números da DRE Campo Limpo em comparação de outras Diretorias Regionais de Educação.

Em volta da DRE Campo Limpo temos a do Butantã, Capela do Socorro e a de Santo Amaro.

Dados recentes mostram que a região do Butantã foi uma das que mais cresceram em toda a cidade de São Paulo. Com isso pode-se imaginar que a atual rede terá que ser ampliada em alguns anos anos. Mas ao se verificar o número de matriculados percebe-se que muitas escolas tem classes abaixo do número de 35 alunos. Algumas escolas fecharam classes em razão da menor demanda. Pinheiros Itaim tem demandas estabilizadas.

Mesmo o Butantã tem unidades com pouco fluxo de demanda no Fundamental. Tanto que o terceiro turno diurno foi eliminado há alguns anos nesta região.

Não considerei aqui a situação de 25 por sala de 1º ao 4º ano do Fundamental situação objeto de projeto em tramitação no Congresso. Se aprovado a Rede precisará se reestruturar em muitas regiões.

Em comparação no Campo Limpo tem-se escolas com maior número de salas, mais alunos e algumas Unidades ainda com 3 turnos diários. E apesar das estatísticas dizerem que Campo Limpo cresceu menos que o Butantã a demanda vista mostra-se contrária.  

O número grande de CEUs nesta DRE realça a necessidade do atendimento de diversas carências que não se resumem a vagas somente.

Muitas novas escolas estão sendo construídas para abrigar os alunos das escolas com o turno intermediário e desafogar as unidades escolares com muitos alunos do entorno.  

No Butantã a própria rede existente absorveu boa parte do terceiro turno na época.

O quadro acima permite ainda que muitos professores percebam o motivo das vagas existentes estarem na Região do Campo Limpo.

A DRE São Miguel tem uma peculiaridade interessante. Muitas Unidades escolares do Ensino Fundamental (as EMEFs) têm um grande número de salas de aula, girando em torno de 19/20 salas. Tem-se Escolas com 1700 alunos. e mesmo assim ainda tem 80 vagas (dentro do atual limite de 35 alunos por sala). A região caracteriza-se por apresentar grandes edifícios escolares, frutos de uma época em que pensava-se que o prédio escolar deveria ser grande.

Hoje sabe-se que grandes Escolas não são a melhor opção devido a necessidade de ter maior quadro de servidores, uma gestão competente, professores comprometidos.

Uma escola de 18 salas se tiver metade dos professores ausentes em um dia terá uma enorme tensão gerada. Uma escola com 5 salas de ensino fundamental mesmo que faltem 3 professores é mais simples de administrar e gerir.

A DRE Butantã tem uma EMEF com esta configuração apenas para ilustrar.

Uma nova análise mais aprofundada em breve pretendo colocar aqui usando algumas DREs como exemplos.

Fiquem a vontade para comentar. E mesmo criticar.

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3 Respostas para “A Rede Municipal de São Paulo

  1. Prezado professor,
    Faço referência à frase do seu post de ontem: “Hoje sabe-se que grandes Escolas não são a melhor opção …”.

    E remeto à reportagem publicada em
    http://oglobo.globo.com/diariosp/posts/2009/09/11/turno-da-fome-nao-vai-acabar-em-2010-221966.asp

    Não seria o caso de mobilizarmos a sociedade para ajudar a encontrar bons terrenos para instalação dessas novas escolas municipais?

    Grato,
    Robinson

  2. Preciso de um quadro deste referente ao Municipio de Taboão da Serra, onde consigo?

    • Prof Christian

      Infelizmente Rozangela este quadro abrange só Taboão da Serra. Os dados obtive direto do Portal da Secretaria de Educação da Capital

      Em Taboão talvez tenha-se o material direto na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMUEC

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