Valeu professor: Reconhecimento do Professor

O mês de outubro normalmente na educação é lembrado como o mês dos professores, dos educadores.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo este ano promoveu um conjunto de eventos reunidos em uma Programação denominada Valeu Professor.

Eventos culturais (saraus literários, apresentações do balé Municipal, Orquestra Municipal, exposições, visitas monitoradas), esportivos (caminhadas, volta ciclistica), sociais (Bailes, encontro de pessoas nos parques e no Mercado Municipal, Playcenter).  Uma enorme gama de atividades onde o professor podia participar mediante inscrição prévia no site do Valeu Professor.

Outras atividades nem precisavam de agendamento. E todas sem custo aos profissionais da Educação. Uma virada da educação entre os dias 2 e 3 de outubro de 2009.

Ontem dia 7 de outubro a premiação do Professor Destaque e do Professor Emérito foi brindada com um aguardado Show de Milton Nascimento, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi em seu Grande Auditório “Economista Celso Furtado” que teve sua lotação de 2553 lugares rapidamente preenchida e superada. Em sua maioria por professores atuantes no dia a dia na rede municipal de ensino da Capital.

Como dito pelo Prefeito Kassab, presente ao evento em companhia ao Secretário de Governo Clóvis Carvalho e ao Secretário da Educação Alexandre Schneider, seria impossível um espaço na cidade capaz de abrigar todos os quase 70 mil professores da rede.

No twitter na madrugada sugestões de lugares para o ano que vem marcam a tônica de conversas agradáveis entres os participantes. Uma das sugestões foi o uso do Estádio do Morumbi (com as constumeiras amenidades entre os membros em relação aos times de suas preferências).

Após uma explanação longa porém necessária sobre o Programa Valeu Professor e como o mesmo foi realizado pode-se explanar sobre a extensão e significado de iniciativas como esta.

Valorizar o professor ultrapassa a noção inicial de melhores salários. É também promover atividades culturais, extra escolares, de formação, de socialização.

Vídeo exibido no Anhembi em 07 de outubro de 2009

Promover bailes, caminhadas, exposições é estar dizendo aos profissionais: Vocês tem uma grande importância. Vocês são PROFISSIONAIS.

A visibilidade destas ações ultrapassam uso da máquina para fins políticos. Quem ficou em evidência foram os participantes, os verdadeiros protagonistas naquele momento: Os professores. Criar a cultura de promover este tipo de iniciativa valoriza toda uma categoria, mostra que problemas podem existir, e existem de fato, mas não se pode desprezar outras possibilidades.

Melhorar as condições de trabalho, propiciar maiores recurso humanos nas Unidades Escolares, espaços educativos, meios para potencializar o aprendizado dos alunos é um ganho incalculável.

Devemos sempre ser críticos. Ser crítico é olhar atento ao que está em volta. Elogiar boas iniciativas, apontar melhorias, interagir, se fazer participativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s