Uma manhã de sábado diferente

O final de semana é  um período muito desejado e esperado por muitos. Alguns o desejam desde a alvorada de segunda. Mas o sábado do dia 22 de maio foi um pouco diferente.

Levantar cedo no sábado aqui já virou rotina. Para ler um jornal, ir ao mercado, preparar algum material para o Blog, arrumar a casa. Mas dentro desta rotina entrou uma outra tarefa: Estar às 7h30 no portão da Escola. Não seria um dia de reposição do calendário letivo. Também não seria uma reunião pedagógica.

Ao chegar no horário previamente combinado com as mães no dia anterior, Mateus e Juliana já estavam prontos e repassamos o que teriamos para aquela manhã fria. Seria a primeira saída dos alunos da Imprensa Jovem para um evento que não estivesse diretamente ligado as atividades de sua sala de aula.

Em seguida chegou a Professora Cristina e rumamos para o nosso destino: O Centro Educacional Unificado Casa Blanca, próximo do Adhemar, espaço da Plenária do Plano Municipal de Educação. Poucas pessoas ainda no local, os alunos aproveitaram para reconhecer o espaço, fazerem algumas observações, filmarem e fotografarem estas impressões.

Durante o credenciamento alguns outros presentes perguntaram sobre os alunos, fato que se repetiu algumas outras vezes durante toda a manhã.

Logo no início da Plenária a dupla perguntou algumas coisas, viram a cabine de som do Teatro do CEU e ao responderem se gostaram dos equipamentos que viram lá, o Mateus disparou: – Sim, tem até geladeira lá. Achei graça pois lhe chamou a atenção não a enorme mesa de som, maior do que a já operada por ele na Escola, mas o que tinha de diferente no ambiente, típico de um observador curioso.

Plano Municipal de Educação. CEU Casa Blanca. Subprefeitura de M Boi Mirim. 22/05/10 Crédito: Aluna repórter Juliana Eloise 4ª B

Prepararam uma pauta, foram atrás de uma pessoa que tinha se comprometido a dar a entrevista, mas que logo após foi embora.

Muitos outros detalhes curiosos para um Professor observador que ali se dividia entre os assuntos do evento com a análise do que poderia estar sendo significativo para aqueles dois jovens de uma 4ª série comprometidos com o Projeto Imprensa Jovem, iniciado este ano na Escola. Sérios em alguns momentos, questionadores em outros, estavam compenetrados na documentação de tudo, com segurança. 

Juliana e Mateus: trabalhando no Teatro do CEU Casa Blanca

Reclamavam e cobravam também:

– Professor tem que entregar as propostas! 

– Você não vai falar (ao microfone) nada? 

Simultaneamente aconteciam as apresentações das propostas que seriam encaminhadas para o Plano Municipal de Educação. No momento da eleição de delegados, onde algumas pessoas mesmo inscritas não se candidatavam ,talvez por não terem a certeza de poderem participar do Fórum Municipal no Anhembi, os alunos foram abordados porque que não se candidatavam como delegados. Infelizmente não poderiam pelo Regimento, devido a idade (a Juliana está com 9 anos e o Mateus com 11). Precisavam ter 12 anos, mesmo que mostrassem mais comprometimento e interesse que muitos outros jovens. 

Findos os trabalhos da Plenária o destino era rumar de volta para a Escola com direito a passar pelo Shopping Campo Limpo para um breve lanche. O sol já ia alto. No Shopping momentos de descontração, como se fosse um intervalo no refeitório da Escola mas desta vez comendo juntos professores e alunos, cena incomum que me faz recordar algo que fazia rotineiramente como Professor no Estado (preciso retomar esta prática …).

De volta à Escola observo os alunos irem para suas casas, a tarde quente que se iniciava indicava o momento de ir embora. Ao deixar o bairro onde está à Escola em direção a Taboão da Serra, algumas boas idéias borbulhavam em conjunto com a grata satisfação de que determinados momentos são valiosos. Me fez lembrar dos tempos de Movimento Escoteiro no Butantã…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s