Galeria

Cidade Educadora ou Profissionais valorosos?

 Taboão da Serra foi destaque na edição de 1 de dezembro de 2010 do Jornal Nacional.

Ao citar a meta do Movimento Todos pela Educação que deseja que ao menos 70% dos brasileiros em 2022 dominem as habilidades e competências adequadas ao seu estágio escolar, foi mostrado o trabalho do Grupo de Apoio Pedagógico—GAP, iniciativa da Prefeitura local que atende alunos do ciclo I do Ensino Fundamental fora do horário de aula. Em 1 hora semanal uma professora trabalha com alunos com dificuldades de aprendizagem.

É uma iniciativa honrosa. Taboão se intitula Cidade Educadora. Mas os resultados vêem do empenho de uma equipe que não é valorizada. Os salários não sofrem aumento há anos. Além disso a Cidade mantém na maioria das Escolas o terceiro turno diurno, as salas de aulas são superlotadas na maioria das vezes.

Na capital, nos últimos anos um salto vem mudando o quadro. O Campo Limpo, uma 13 divisões da rede municipal, concentra o maior número de alunos da cidade: 100 mil. Construções de Escolas eliminaram o terceiro turno na maior parte da região (e novas ainda virão para eliminá-lo por completo). Com isso os alunos ganharam 3h45 a mais semanalmente. No contra turno mantém-se em diversas escolas as Salas de Apoio Pedagógico que atende alunos com dificuldades de aprendizagem, com foco no ciclo II do Ensino Fundamental com quase 4 horas de aula.

Desde 2009 a legislação paulistana determina um máximo de 35 alunos por turma. E 32 no primeiro ano. O piso salarial desde 2007 foi aumentado e novos cargos de professores foram criados. Campo Limpo atende ainda alunos oriundos de Taboão e Embu.

Uma cidade educadora não se faz só da dedicação de seus profissionais. Isso infelizmente não foi explicitado na matéria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s