Galeria

A chegada do desejado Metropolitano em Taboão da Serra: Desenvolvimento Regional

Nesta semana o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes anunciou um pacote de obras a serem priorizadas na Expansão da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô até 2014.

O Portal O Taboanense publicou na manhã desta quinta feira duas matérias sobre o assunto (clique sobre elas para ir direto a fonte).

Alckmin irá anunciar Metrô até Taboão da Serra 

Todas as obras anunciadas como prioridade mostram um dado interessante. A saida das linhas rumos às cidades da Grande São Paulo.

As prioridades foram:

Ligação Estação Tamanduatei (linha 2 Metrô/linha 9 CPTM) ao centro de São Bernardo do Campo, passando pela divisa da Capital com São Caetano do Sul e os bairros próximos ao Parque do Estado.

Ligação São Paulo –  Guarulhos, através dos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Implementação da 3ª fase da Linha 4 Amarela, operada pelo Consórcio Via Quatro. Ligaria a Vila Sônia com a cidade de Taboão da Serra.

A Cidade de Taboão da Serra há muito espera por esta ligação anunciada desde a última Gestão do Prefeito Fernando Fernandes, PSDB (2001-2004). Além da esperada valorização da região integraria o município e todo o CONISUD (Consórcio que reúne os municípios do entorno: Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu e Juquitiba)

 A redução dos enormes congestionamentos, a aproximação da região distante cerca de 15 quilometros da Sé, tornariam toda a região foco de investimentos tanto empresariais, como da chamada Indústria do Turismo pois muitas cidades integram a área de preservação de mananciais que geram o Reservatório de Guarapiranga e do Rio Cotia, importantes para o abastecimento de boa parte da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.

No princípio das obras da Linha 4 falava-se da construção de uma Rodoviária na Vila Sônia que concentraria os ônibus com destino ao Sul do Brasil e Vale do Ribeira. Não concretizada até o momento, a Prefeitura da Estância de Embu das Artes iniciou as obras de seu Terminal Rodoviário.

O amigo Almir Vieira, seguidor e batalhador no Adote um Vereador, comentou sobre o projeto do Monotrilho que poderia ligar Itapecerica da Serra, passando por Embu das Artes até Taboão da Serra e interligando-se com o Metrô. Apesar de não estar sendo aventado,é um importante projeto que certamente esbarraria nos interesses das empresas de ônibus intermunicipais Pirajuçara e Micaratiba.

Além destas cidades os Distritos do Campo Limpo e Raposo Tavares da Capital seriam diretamente beneficiados pois aproximariam a população de um meio de transporte rápido.

Demanda teria-se. Concretizar o projeto certamente atenderia uma solicitação e espera antiga da região, que concentra ao somar as cidades do entorno e os Distritos da capital mais de 1 milhão de pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s