Galeria

Unificação e racionalização no Transporte Metropolitano por trens

A Expansão da rede metroferroviária na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP nos últimos anos tem sido feita em uma escala surpreendente. Comparando: nos anos 70 foi feito um plano de modernização das linhas suburbanas da então FEPASA pelo Governo do Estado da época.

As linhas que ligam São Paulo à Itapevi e que corta a Marginal Pinheiros receberam a chamada modernização que envolveu a troca de trens, construção de novas estações e derrubada das antigas, mudança na via férrea. 100 novos trens entraram em operação, especialmente projetados para o trecho. Porém nos últimos anos mais de 12 linhas entre Metrô e a já Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (que unificou os serviços das antigas FEPASA e CBTU) tiveram novas aquisições, reformas de Estações, vias férreas e expansão de linhas.

A CPTM nos últimos anos implantou o Expresso Turístico que aos finais de semana lota antigos e reformados Trens de Passageiros (que pertenceram a Araraquarense e a Central do Brasil) com roteiros que ligam a Histórica Estação da Luz à Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba. Estes dois últimos constantemente tem reservadas por semanas as poltronas devido a demanda e forte potencial turístico, reprimido desde 1997 quando foram suprimidos os trens de longo percurso.

Considerando que O Expresso Turístico poderá ser expandido (já se fala dos trens ligando SP à Aparecida e a São Roque) além da entrada dos Trens Regionais, com linhas inicialmente chegando à Sorocaba e Campinas a CPTM passaria a ter serviços diferentes que fugiriam de sua missão de transporte metropolitano.

O Metrô por sua vez tem a previsão até 2014 de ter a Expansão de suas linhas para Taboão da Serra e São Bernardo do Campoo, extrapolando os limites da Capital e de fato tornando-se Metropolitano.

Uma reorganização poderia ser implementada visando a racionalização e aprimoramento dos serviços.

O Metrô poderia ser unido a CPTM tornando-se uma única empresa com a unificação de esforços. Teria-se naturalmente que fazer um cruzamento acionário, pois o Metrô ainda tem 15% de suas ações nas mãos da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Importante lembrar que a CPTM tem diversas linhas e composições com qualidade igual ou até superiores às do Metrô. O ar condicionado foi implementado ainda nos anos 90 na CPTM, bem antes do Metrô que só com os modelos CAF em 2009/2010 pode ter esta melhoria oferecida aos usuários.

Os serviços do Expresso Turístico juntamente com os Trens Regionais poderiam ficar a cargo de uma empresa específica a já chamada por alguns entusiastas de   Companhia Paulista de Trens de Passageiros – CPTP. Dentro da reorganização e fusão do Metrô e CPTM poderia ser até mesmo uma divisão dentro da nova Companhia.

Não se trata de voltar a estrutura saudosista nos moldes da antiga e poderosa Companhia Paulista de Estradas de Ferro, mas em uma empresa moderna, arejada e enxuta.

Desenvolvimento feito de forma simples, com olhar na população. No fortalecimento das comunidades e na integração entre si. Aproximando distâncias.

 

Anúncios

2 Respostas para “Unificação e racionalização no Transporte Metropolitano por trens

  1. É verdade o trem está uma maravilha, lembra quando a marginal transbordou e a cidade virou um nó? Pois é, fui trabalhar de trem, rápido. e é justamente a rapides que está fazendo com que muitos paulistanos volte a andar de trem, como eu. Melhorou muito,

  2. Narciso de Queiroz

    A rede metropolitana de trilhos vem encurtando distâncias e dando qualidade de vida a milhões de pessoas além de democratizar a cidade. Mesmo quem não reside no chamado Centro Expandido, pode chegar com rapidez ao trabalho ou lazer vindo da periferia da cidade. Agora espero ver trens regionais como o serviço LIRR e Metro North da MTA em Nova Iorque, chegando a região de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraiba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s