Galeria

Avaliar sim, com competência e habilidade.

Avaliação de habilidades e não de conteúdos de forma isolada precisa ser o foco dentro de uma matriz de avaliação.

Os alunos de boas escolas particulares tem diversas habilidades desenvolvidas. Porém entender que somente o conhecimento enciclopédico é necessário é um erro primário, pois o nosso aluno precisa ter preparação para o trabalho, para uma vida em sociedade e para a vida acadêmica.

O aluno das chamadas escolas particulares de ponta são um pequeno número que não precisam estar preparados para um mercado de trabalho tão cedo. Nem sempre tem uma formação que os mostra o mundo de forma como é.  O aluno da rede pública tem vivências que precisam ser valorizadas.

O aluno da Rede Pública traz consigo valores e anseios diferentes que precisam estar também em uma Matriz Curricular que ofereça uma expansão do leque cultural e social e que não desvalorize sua cultura local.

As habilidades e competências que pretende-se trabalhar com o nosso aluno são necessárias. A Educação tem valor na periferia sim. Se alguns membros da sociedade do entorno não a valorizam a Escola, enquanto intituição social e os educadores, enquanto agentes,  colaborar para mudar esta realidade nas gerações mais novas.

Uma rede de ensino, seja privada ou mesmo pública, tem preceitos e uma organização própria. Se foge-se disso não entende-se como sendo parte de um grande grupo e portanto aliena-se dele.

Avaliação de Larga Escala: Estamos pronto para compreendê-la?

Não entender as Redes Municipal ou Estadual com um conjunto dentro de uma diversidade é também não admitir a existência de redes como o Objetivo que tem diferenças em suas escolas da rede direta e franqueadas. Porém existe um conceito dentro do nome, marca, Objetivo.

O professorado das redes públicas precisam se unir e mudar o entendimento de que Política e Organização de Rede são políticas excludentes.

Dizer liberdade de cátedra como uma autorização para fazer e ensinar o que se desejar sem uma noção de um currículo amplo, é desvalorizar todos um trabalho coletivo.

A Orientação Curricular de uma rede mostra a proposta pedagógica e o currículo de uma rede. O currículo precisa ser dinâmico porém não deve ficar preso a conceitos e conteúdos. Precisa ter uma malha de objetivos pautados nas competências e habilidades que respeitem a idade do aluno e que sejam progressivas.  O Professor precisa mudar o sentimento de estar vinculado a cartilhas. A forma, a maneira de serem trabalhadas as Orientações precisa partir do Professor, que conhece sua turma e necessidades.

A Orientação Curricular pode estar além ou aquém da turma. Correções de fluxo como recuperação paralela pode ser um caminho mas também um trabalho coletivo de entendimento maior de como serem implementadas e compreendidas as Orientações Curriculares precisa ser feito onde Professores e Coordenadores Pedagógicos juntos buscam o avanço do aluno. Não para atender projetos escritos, mas para projetos de vida vivenciados.

Anúncios

2 Respostas para “Avaliar sim, com competência e habilidade.

  1. Olá, Christian, neste próximo semestre vou cursar na FEUSP uma disciplina de pós sobre sistemas de avaliação oficiais (5as à noite). Não sei qual é sua disponibilidade, mas se tiver interesse entre em contato com o professor Ocimar Alavarse, o nome da disciplina é “Avaliação de sistemas educacionais: características gerais”. Vale para conhecermos melhor os indicadores utilizados em avaliações oficiais.

    • Prof Christian

      Bacana Adriana

      Tinha me inscrito para uma disciplina de sexta a noite porém não consegui rs

      Quinta saio às 20h30 da escola ….. Adoraria poder frequentar o curso

      Ano passado fiz a formação em Avaliação em Larga Escala oferecida pela SME. Um curso longo de sábado integral (vários aliás rs) mas muito bacana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s