Galeria

Gestão por processos na Educação: alguns breves apontamentos

A gestão por processos na área acadêmica mostra-se necessária para o acerto de alguns fluxogramas e que estes estejam integrados. A gestão de sala de aula feita pelo professor depende de um aparato que está localizado na área administrativa da entidade ou instituição educacional.

Um exemplo disso é a questão do controle de freqüência que no modelo de gestão verticalizada gera inúmeras ações não integradas.

O professor aponta a freqüência geralmente no diário que depois irá servir para a Secretaria alimentar os dados de uma ata de resultados. Esta ata servirá para a confecção do certificado ou histórico do aluno. Porém ao longo do ano documentos como declaração de freqüência, preenchimento de listas de programas sociais ou de estímulo a freqüência do aluno são realizados rotineiramente pela área administrativa de uma instituição escolar

Todas estas ações são manuais e a cada vez que é necessária a confecção do documento tem que se consultar o documento de origem, o diário,  de posse do professor.

Na gestão de processos poderia-se criar mecanismos onde mesmo que o diário continuasse a existir no formato em papel (se considerar a possibilidade do uso de uma versão eletrônica alimentada via notebook ou outro equipamento pelo professor em sua sala de aula) a entrada dos dados se daria de uma única vez. A cada necessidade de  expedição de um documento bastaria entrar na opção de cadastro do aluno, clicar no documento desejado e realizar a impressão do mesmo.

Além de racionalizar, agilizar o atendimento teria-se redução de processos e sobretudo diminuição do erro e de documentos elaborados com informações conflitantes.

O mesmo se dá na questão de outros controles onde as secretarias escolares apesar de informatizadas possuem grau baixíssimo de automação escolar. basta lembrar que muitos computadores viram meros equipamentos de digitação.

Substituiu-se o equipamento máquina de escrever pelo computador. Porém a prática manteve-se. A integração destas rotinas é de suma importância para o bom desenvolvimento da documentação da vida escolar do aluno.

Anúncios

Uma resposta para “Gestão por processos na Educação: alguns breves apontamentos

  1. Nossa ! ainda continua manual o controle frequência?
    versão eletrônica alimentada via notebook pelo professor seria um proposta interessante.
    Boa sorte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s