Galeria

Momentos de uma solenidade: o início do ano da FFLCH – USP

Renovação e sangue novo. Com estas palavras iniciais a Pró Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo – USP Professora Drª. Telma Maria Tenório Zorn iniciou sua fala na noite do dia 26 de fevereiro no Auditório do Memorial da América Latina, para calouros e seus familiares dando inicio à Semana de Recepção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH .

O mérito de ter ingressado na USP é dos alunos e seus familiares. O processo de ingresso de novos alunos traz novas experiências de vida e na troca de vivências.  A Drª. Telma abordou também sobre o compromisso e o ideal dos fundadores da USP na busca de competência propiciadora do destaque obtido pela Universidade entre as instituições de ensino superior no Brasil e no mundo. A responsabilidade e o compromisso firmado há 78 anos pelos pioneiros da Universidade é também repassada aos novos alunos que poderão aproveitar também atividades culturais, esportivas e de pesquisa.

Tomada de decisões e abertura de novos caminhos e concepções farão com que os alunos assumam suas escolhas e decisões. A responsabilidade está em também lembrar que, nas palavras da Drª. Telma, todos os alunos são bolsistas da Sociedade, financiadora através dos impostos das atividades da Universidade.

Apresentação musical

A trajetória e o novo modelo de Universidade no Brasil, baseado na pesquisa, desde o início marcou a USP. Geração de conhecimento e associação entre pesquisa e docência.

O coração da USP desde a sua fundação foi a então Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. E este coração continua a ser a atual FFLCH. É a maior Unidade Universitária com cerca de 10 mil alunos, sendo equivalente ao tamanho da UNICAMP.

ESTRUTURA FÍSICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

As Reformas da estrutura física da FFLCH tiveram início pelos prédios da Letras, que estarão liberados para uso já a partir do dia 27 de fevereiro. A Professora Drª Sandra Nitrini, Diretora da FFLCH, complementou que pequenos acabamentos ainda estarão sendo realizados e que as obras continuarão nos prédios das Sociais e da História e Geografia.  Cuidar destes espaços como uma segunda casa foi o convite feito pela Professora Drª. Marli Quadros Leite, Presidente da Comissão de Graduação para que sejam bons alunos. A boa Universidade precisa ter bons alunos. E conclamou esta aliança alunos e Universidade para o crescimento e avanço de todos.

NOVOS PROGRAMAS DE TUTORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA INGRESSANTES.

Foi criado para este ano um programa voltado aos ingressantes que desejam participar de um programa de iniciação científica. Para isso será necessário ter um professor tutor como guia e mentor dentro de sua trajetória acadêmica e mesmo independente do Programa como sugeriu a Drª. Telma.

Maiores informações estarão disponíveis na seção de alunos.

CAMPANHA DE RECEPÇÃO – 2012 E MÚSICA

O calouro não deve guardar dúvidas. Para isso deverão verbalizar sempre suas dúvidas mote do sinal de interrogação, símbolo da Campanha de Recepção dos calouros de 2012, feita pelos alunos da ECA. Estudar as grades do seu curso e conhecer o currículo para compor a grade.  Se mobilizar e buscar respostas. Muito tem-se a falar.

Empenhar-se para fazer um curso produtivo para gerar uma qualificação profissional. Nesta tarefa de estudante a Professora Drª. Marli apresentou os coordenadores de cursos como importante apoio, os professores das diversas disciplinas. A Comissão de Graduação composta pelos coordenadores de graduação e pelas chefias das seção de alunos.

A solenidade teve após exibição do vídeo institucional a apresentação do Grupo musical Ôctôctô, formado em 2008 por estudantes do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes – ECA.

Ao trilhar pela música popular, saindo do foco do Departamento, que privilegia a música erudita, o Grupo foi premiado em um concurso da USP no ano de 2011 permitindo a geração de divisas para a gravação de um CD.

Veja também o vídeo da aula Magna:

“A Universidade em Perspectiva Histórica: Projetos do Passado e Desafios do Presente”. Aula Inaugural da FFLCH – USP ministrada pela Profª Drª Maria Ligia Coelho Prado, no dia 07 de Março de 2012, no Anfiteatro de História.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s