Galeria

Eleições: Cuidado barreiras para o cidadão a frente.

O momento eleitoral é sempre visto como tempo de expressão democrática e reafirmação de que a Ditadura e a censura em poder escolher os representantes da população nos poderes legislativos e executivos são tempos passados.

Porém a democracia de hoje que permite a livre propaganda política, e não a dos tempos da Lei Falcão, permite a maior aproximação dos candidatos com seus eleitores mas dentro de regras.

Regras de urbanidade e convivência que muitas vezes ultrapassam o respeito para com o cidadão, o eleitor que se deseja.  O cidadão em alguns bairros de São paulo e em municípios como Taboão da Serra, Embú das Artes, Osasco só para citar alguns, nos tempos de propaganda eleitoral além de driblar passeios públicos com desníveis, pisos escorregadios, sem respeito a normas de segurança, acessibilidade, carros que estacionam e fecham a passagem de forma irregular (muitas vezes de serviços públicos) tem ainda outra barreira a transpor. Os cavaletes com a figura do candidato. Melhor dizer dos candidatos, tendo-se em consideração a grande proliferação de nomes e lideranças que tentam uma cadeira no legislativo e no executivo. De figuras pitorescas a nomes famosos em manchetes dos jornais, passando por lideres comunitários, artistas que buscam outro espaço para o estrelato, as ruas das cidades brasileiras foram tomadas pelos cavaletes.  Cavaletes que não sustentam a lisura de nenhuma campanha.

Crédito da Imagem:  Acorda Cidadão Movimento de Cidadania e Politização 2012

Um desrespeito claro ao cidadão e aos comerciantes que tem estranguladas as passagens para seus estabelecimentos.

Estabelecimentos que muitas vezes incorrem em infrações a Lei eleitoral de forma tímida porém presente flagrante de desconhecimento de comerciantes e acordos desonestos vindo muitas vezes de cabos e assessorias dos candidatos. No intuito de melhor divulgar o nome do candidato assessores e militantes espalham não só faixas e cavaletes pelas áreas públicas convencionais como postes, ruas e praças. Dentro dos estabelecimentos comerciais de bairros mais populares encontra-se no balcão santinhos, panfletos e adesivos. Uma clara infração uma vez que o estabelecimento comercial é público, pois mesmo sendo de natureza e organização privada, está assentado e autorizado por meio de concessão e alvará público. A atividade comercial é portanto uma atividade de natureza pública.

O mesmo aplica-se a caminhões de feirantes estacionados ao lado de suas barracas durate a atividade comercial com propagandas em toda a sua extensão. Uma clara afronta também.

Os candidatos precisam ter este cuidado e melhor orientação de suas assessorias. Muitas vezes relembrar suas assessorias que a ética é necessária para não ter sua imagem associada desde o momento do pleito com a falta de moral. Lembrar militantes que façam sim sua campanha e tenham o empenho sem exageros como o do flagra de um carro que presta serviços a uma Secretaria  Municipal e com a devida caracterização carregar conjuntamente abaixo do logotipo do órgão um adesivo com a indicação em quem votar.

O mesmo aplica-se a servidores que dentro do seu horário de trabalho para este ou aquele candidato, difama o outro. Não é a conversa reservada da hora do café. mas a conversa com o público com  contribuinte. O servidor público no horário de trabalho é um representante do poder público. Não é o momento de elogiar ou depreciar o chefe do poder executivo. Quando faz isso primeiramente supervaloriza ou deprecia o seu trabalho como servidor.

Não importa o partido, agremiação, candidato ou linha política. A  ética e a lisura precisa ser ampla e irrestrita. Denunciar e solicitar o reparo do erro deve partir primeiramente de membros de dentro da agremiação política. Não precisa ser só a oposição que deve dar este toque.

Anúncios

3 Respostas para “Eleições: Cuidado barreiras para o cidadão a frente.

  1. Disse tudo!!! Não deixou nem um pouquinho para os comentários….rs

  2. Respeito com outro é o que precisamos aprender
    Parabéns pelo artigo!
    Sarlete

  3. Parabéns ! Isso que eu chamo de dar um alô com ética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s