4. Vida Profissional

Atualmente é Assistente de Diretor de Escola no CEI Jardim Copacabana, Jardim Angela, Zona Sul, Unidade Escolar da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Presidente do Conselho de CEI além de colaborar na página na internet da Unidade Escolar. Vice Diretor no SINESP para o triênio 2015 – 2018. Mas a sua trajetória na Educação começou cedo.

O Professor Christian colaborou na reativação do acervo da Biblioteca Escolar da Escola Estadual Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto durante o seu tempo de estudante do colegial e pelo trabalho recebeu um convite da Direção e conquistou seu primeiro emprego. Com projeto de trabalho aprovado pela então 14ª Delegacia de Ensino, constante do Plano Escolar em 1997 passou a ser responsável pela gestão de Biblioteca Escolar de Ensino Médio, com um acervo de aproximadamente 10 mil volumes, e da oferta de orientação de Leitura e Pesquisa para toda a Unidade Escolar, envolvendo cerca de 1200 alunos além dos professores.

Participou em 2001 do Programa Luz e Cidadania, parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie com a AES Eletropaulo Metropolitana, na conscientização do uso racional de energia elétrica, educação ambiental e de saúde pública através de cursos de eletricista residencial, atividades pedagógicas com crianças e jovens e palestras com lideranças de comunidades de baixa renda da Zona Norte de São Paulo e em Diadema.

O trabalho realizado com professores e colegas de diversos cursos (Pedagogia, Letras, Psicologia, Biologia e Engenharia Elétrica), onde a troca de vivências sempre foi salutar enriquecia não só a atuação junto às comunidades, mas também uma relação de amizade e aprendizagem.

A experiência com estas comunidades colaborou para ampliar a visão das necessidades sociais e a importância do desenvolvimento orientado e sustentável da Sociedade. 

Em reunião do Projeto Luz e Cidadania – 2001

Na Rede Estadual de Ensino de São Paulo atuou como Professor de Educação Básica I através do ingresso por meio de Concurso Público e foi também aprovado nos processos seletivos internos para Professor Coordenador Pedagógico pela Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, para Assistente Técnico Pedagógico pela Diretoria de Ensino Centro Oeste e no Concurso Público para Professor de Educação Básica II – História.

 Na Prefeitura de São Paulo iniciou como Professor na EMEF Prefeito Adhemar de Barros, Campo Limpo e em conjunto com a Professora Débora Deorio, Economista, Matemática e Pedagoga implantaram o Projeto de Imprensa Jovem com alunos a partir da 3ª série/4ª ano do Ensino Fundamental, experiência fundamental para o desenvolvimento de todas as ações seguintes na área de Educomunicação.  Foi o primeiro Professor de Apoio Pedagógico da Unidade, membro da Associação de Pais e Mestres, do Conselho de Escola, sendo presidente em duas gestões e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Gestão 2011 – 2013 indicado pela Gestão da Unidade.

No Adhemar vivenciou experiências que o fizeram relembrar os anseios e desejos do jovem de 1994 que um dia pensou em ser Professor.

Foi Assistente de Diretor na EMEF Jardim Mitsutani I – Jornalista Paulo Patarra (Capão Redondo), onde atuou em especial nos Programas de apoio à ação escolar (Transporte Escolar, Merenda). Colaborou na implementação inicial do autosserviço da merenda escolar e no desenvolvimento e implementação do Portal da Unidade na internet que obteve mais de 30 mil acessos em 1 ano e meio. Foi também Presidente do Conselho de Escola e organizou a CIPA em 2012.

Em 2013 esteve como Assistente de Diretor na EMEF “Desembargador Theodomiro Dias, na Vila Sônia, onde também foi Presidente do Conselho de Escola. Elaborou em conjunto com o Diretor Rodrigo Merli a comunicação via internet da escola, com um Blog com mais de 30 mil acessos em menos de 8 meses. Participou da coordenação da construção do regimento da Unidade Escolar, envolvendo a comunidade escolar.

Entre 2014 e 2017 esteve como Assistente de Diretor na EMEF “Ibrahim Nobre, no Rio Pequeno, Escola em que foi aluno e como servidor público foi Presidente do Conselho de Escola, representante no CRECE em Butantã e no Conselho Gestor do CEU Butantã representando o Ibrahim no biênio 2015-2017. Junto com o Diretor Rodrigo Merli e com a Assistente Agostinha buscaram ampliar a concepção de espaços pedagógicos com remodelação do antigo PLANEDI para ser o Espaço Brincar, retirada dos muros frontais da escola, construção do primeiro Parklet do Rio Pequeno e o primeiro em Escola Municipal, constituição de Espaço múltiplo algo além de um laboratório de diversas disciplinas revivendo e ampliando a ideia original de espaços de corpo e movimento vivenciados no Campo Limpo.

Adota o Escolanovismo Funcionalista a partir das experiências vivenciadas no Movimento Escoteiro, na vida acadêmica e na docência.

A partir de 2003 proferiu palestras e publicou trabalhos em Congressos Acadêmicos de diversas Universidades Brasileiras. Em 2015 ministrou cursos preparatórios para os concursos de Professor de Educação Infantil, Supervisor Escolar e Diretor de Escola. Tem diversas aprovações em concursos da área de Educação.

Vida Sindical

Desde o ingresso na rede municipal tem participado ativamente das atividades de representação da categoria. Como Gestor Escolar foi conselheiro representante por três anos no Butantã junto ao SINESP, presente nas reuniões e reivindicações de sua região sendo convidado a compor a Diretoria da entidade e eleito dentro da Chapa “Fazendo a Diferença” para o Triênio 2015 – 2018.

Para além da Educação

Além de Educador, o Professor Christian atuou na área financeira como funcionário de carreira do Banco Nossa Caixa S.A. de 1998 à 2008, com passagem por diversas agências, na Gerência Regional Centro e na Equipe Permanente Oeste na migração dos servidores públicos para o Banco. A tarefa possibilitou que conhecesse bem a região Oeste da Grande São Paulo. Foi membro por duas gestões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Edifício Consolação.

Entre 2006 e 2008, como pequeno empresário, foi Sócio e Dirigente de Relacionamento de Atendimento, Assuntos Comerciais e Educacionais da Sister’s B & Sanmares Comunicação, produtora de fotos e filmagens, com atuação no Gerenciamento Administrativo e Financeiro da empresa, bem como na edição e acompanhamento dos trabalhos executados até a entrega ao cliente.

3 Respostas para “4. Vida Profissional

  1. Bianca Lionda

    Chris, parabéns pela trajetória!!!

  2. Gostei do seu blog Professor!
    Muitas informações importantes e interessantes que não encontro por aí em outros sites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s