Professor e Agente de Desenvolvimento Infantil Santo André

A Prefeitura de Santo André abriu concurso para diversos cargos. Entre eles Professor de Educação Física, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Agente de Desenvolvimento Infantil. As inscrições podem ser feitas até 18 de outubro de 2015. As provas serão no dia 15 de novembro de 2015.

Veja o Edital

Preparação

No sentido de auxiliar na preparação dos candidatos seguem alguns materiais preparados pelos Gestores Escolares Christian Sznick e Rodrigo Merli. Os mesmos tem experiência na administração de unidades escolares e ministram cursos preparatórios para concursos de professores. Os materiais a seguir tem acesso livre e gratuito.

Agente de Desenvolvimento Infantil

BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. (texto integral)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. (texto integral)

BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (texto integral) (slide para estudos)

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (texto integral)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. Brasília: MEC/SEB, 2012. (texto integral) (slide para estudo)

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Brasília: MÊS/SEB , 2009

ECA, Lei Federal n.º 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. (texto integral) (slide para estudo)

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL:

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014 (sínteses de algumas obras de Freire by Rodrigo Merli)

 

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2005 (slide by Rodrigo Merli)

 

BRASIL. Presidência da República. Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (texto integral) (slide para estudos)

BRASIL. Presidência da República Lei Federal n.º 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências (texto integral)

BRASIL. Presidência da República Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (texto integral)

BRASIL. Presidência da República Lei Federal n.º 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História  e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências (texto integral)

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 05/09 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (texto integral) (slide by Rodrigo Merli)

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 04/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. (texto integral) (slide 1) (slide 2)

BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. (texto integral)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. (texto integral)