Santapaula. Espaço que poderia ser Clube Escola, Centro Cultural, ETEC, tudo conjugado

Abandono: poderia ser usado pela comunidade

Abandono: poderia ser usado pela comunidade

Um espaço há muito subutilizado e abandonado na Avenida Robert Kennedy, Capela do Socorro, defronte a Represa de Guarapiranga.

Trata-se do prédio do antigo Santapaula Iate Clube.

santapaula anos 60 70

Clube Santapaula anos 60/70

A estrutura inacabada do que viria a ser o Grande Hotel Interlagos, com cassino, salões de convenções, idealizado pelo construtor do bairro foi reformada e readequada pelos arquitetos Carlos Cascaldi e Artigas para ser um iate clube a pedido da Santapaula Melhoramentos S.A. que em 1960 comprou a área.

Na frente do terreno do Hotel uma outra área foi anexada para ser a Garagem de barcos e a sede náutica. A Garagem, em  estilo brutalista, seria uma mostra do que Artigas realizaria em 1969 na construção do prédio da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. As sedes social e náutica foram interligadas por um túnel sob a então Avenida Atlântica.

Garagem de Barcos anos 60/70

Garagem de Barcos anos 60/70

Uma praia quase particular ao lado. Somente o conjunto principal tem cerca de 14.573m² de área construída em um terreno com 19.500m².

No início dos anos 80 o clube fechou as portas após anos de funcionamento. No final dos anos 70 já estava com problemas financeiros e cobrava taxas de uso dos sócios remidos (espécie de sócio fundador).

Há muitos anos está abandonado, apesar de informações dizerem que em 2008 uma tecelagem funcionava em parte das instalações.

Este prédio poderia ser desapropriado pela prefeitura e em seu local instalado um espaço de uso múltiplo.

Abandono em março de 2007

Abandono em março de 2007

santapaula 2007 003

Telecentro, Clube da Cidade, onde ficaria abrigado o Clube Escola de Remo, cursos de turismo (vocação ainda pouco explorada na região da Capela do Socorro), são alguns dos novos usos que poderão ser feitos deste espaço. O prédio é grande e com localização estratégica.

Em um plano estratégico da Subprefeitura de Capela do Socorro de 2004 citava-se

 

Criar um centro de referência dos recursos hídricos em parceria com a SVMA e SMC/DPH e valorizar o projeto arquitetônico do equipamento existente

Abrigar Agência de Turismo Sustentável, o Instituto das Águas, o Centro Cultural e o Centro de Vela da Guarapiranga.

Em 2001 abriu-se no Conpresp um processo de tombamento envolvendo a garagem de barcos, o túnel e a antiga sede social.

Fala-se que o atual proprietário deseja reformar o local para novamente ser clube. Mas imagino o quanto de impostos atrasados tenha-se ali.

Hoje com a valorização da região devido aos investimentos que a Prefeitura paulistana vem realizando no entorno de toda a Represa de Guarapiranga  reavivaram o interesse do proprietário. (isso incluiria o pagamento de indenizações aos antigos sócios que se viram nos anos 80 sem o clube pelo qual pagavam mensalidades e eram portadores de títulos pelo qual pagaram?).

Necessita-se rever de fato o uso deste e de muitos outros espaços pois diversos clubes faliram por problemas financeiros e de má gestão e tem espaços e estruturas que se reformadas poderiam ser utilizadas pela população.

WebRep
currentVote
noRating
noWeight

52 Respostas para “Santapaula. Espaço que poderia ser Clube Escola, Centro Cultural, ETEC, tudo conjugado

  1. como está o santapaula

    existe processo judicial ?

    • Prof Christian

      Existe por parte dos donos do clube uma intenção de reativar o clube desde o ano passado. Mas nada se vê neste sentido. A tecelagem que ocupava o local ao que parece já saiu mas o prédio está muito deteriorado

      • ola professor tudo bem . sou estudante de arquitetura e estou fazendo um trabalho de restauração do iate clube. preciso muito das plantas originais. tem ideia como consigo as mesmas? grande abs Andre

        • Prof Christian

          Talvez por Artigas ter sido professor da FAU USP lá tenha algum material .

          • Thiago Del Monte

            Professor….bom dia
            Alguma noticia sobre a restauração e reabertura do Santa Paula???? o Sr. teria o contato dos donos??? Estamos atrás de espaços esportivos para restruturação e reabertura e gostaríamos de saber quais os problemas pelo qual levaram ao fechamento do clube.
            Aguardo retorno
            Abs

        • Flavia sxandar

          Ola Andre no conpresp tem todas as plantas do predio! Fiz um trabalho e consegui tudo la!!

  2. É para mim chocante ver as imagens atuais do lugar que fez parte de minha infância.
    Éramos sócios do Santa Paula na década de 1970 quando num domingo de sol tivémos a triste constatação de que o clube fechara.
    Lembro-me até do número do título 27.819.
    Saudades.

  3. Moro na região de Interlagos e sempre tive curiosidade de saber oq era aqla construção…Adoro coisas antigas!!Veja só como é a vida…cuidando d um paciente meu,comentei q morava em Interlagos,e ele me disse q frequentou o clube.Fiquei imaginando como era…devia ser incrível!!!

  4. Maria de Lima

    è triste ver uma area tão linda abandonada, um bairro que poderia ser um oasis dentro desta selva de pedra, realmente dá dó de ver não somente o Santa Paula mas tambem a area que era do Hobby uma club lindo uma area maravilhosa que fechou e não deu aminima para seus socios.Existe algum plano para a area do Hobby?????

    • Oi Maria, estou querendo saber o endereço do Hobby pra ver como ele esta, você sabe onde ele fica?
      Obrigado

      • O Hobby está abandonado também. A mata dominou parte do clube. Eu moro próximo e vejo o clube todo dia.

  5. Teofilo Rodrigues

    Tive o prazer de trabalhar no Santapaula Iate Clube nos anos 80; já era uma tentativa de reativar os Sócios. A primeira Balada tipo John Travolta aconteceu lá; era tudo muito lindo, mesmo após o Glamour; vale a pena os Organizadores procurarem o Sr. Adelino Boralli, Empresário Finíssimo e sensível, para trocarem idéias. O Escritório ficana Pça. da República, 105 em São Paulo – SP .

    • ola teofilo,tudo bem? sou estudante de arquitetura e estou fazendo meu trabalho final de curso sobre o santa Paula iate clube. precisava muito encontrar as plantas antigas do edifício . tem alguma ideia como fazer? abs andre figueiredo

  6. Pingback: Os números de 2010 | Blog do Professor Christian

  7. nossa , desde pequeno que passo na avenida robert kennedy ( atual atlântica ) e reparava aquele enorme prédio abandonado , e perguntei para meu pai que hoje tem 50 anos , o que tinha naquele prédio e ele me disse que era um clube.
    E de lá pra cá , não paro de fazer pesquisas sobre o local. Queria uma foto do local quando estava ativo , será que alguém poderia arrumar?

    obs: trabalho na Av Atlântica , passo todos os dias em frente e fico reparando , imaginando como deveria ser.

    • Prof Christian

      Olá Gustavo

      Fotos da época são mais complicadas pois esbarra em muitas das que devem existir estarem nos álbuns das famílias que frequentavam o clube. Um lote considerável deve estar apenas em papel.

      As fotos em preto e branco mostram o prédio na época

      Um forte abraço

  8. Professor sou morador do bairro, e estudante de arquitetura fico triste em ver um patrimonio como este abandonado.
    Favor me indicar um livro ou site que possua o projeto completo da obra.

    • Prof Christian

      Talvez na Biblioteca da FAU projetada pelo mesmo arquiteto (Artigas) tenha-se referências a este projeto. No entanto o mesmo foi uma adaptação de um projeto anterior para o prédio ser um hotel.

      O “novo” seria a garagem de barcos e a sua ligação por baixo da Avenida Atlântica

  9. Arnaldo Corrêa

    Passei praticamente minha infância no Santa Paula nos anos 60, depois ele mudou de nome me parece que TrianguloAzul, foi quando não mais frequentei e hoje vejo no que virou. ainda bem que as lembranças não deterioram nem entram no abandono como as construções, senão não teriamos mais passado, rsrs

  10. E o projeto do proprietário de reativar o club está de pé ainda ou o mesmo desistiu novamente.
    Passo 2 vezes por semana e viajo imaginandocomo seria lá dentro, será que tem como entrar lá para tirar umas fotos?
    Grato Cardoso

    • Prof Christian

      Nada mais Cardoso falam sobre o fato. Uma pena pois é um espaço grande e poderia ser passado para a esfera pública poder transformar em equipamento de uso da população.

  11. Um desperdício infelizmente, aquele lugar daria um ótimo club publico para a população aquelas piscinas monumentais a passagem subterrânea o prédio sinto calafrios com certos desmandos nesta cidade ..
    Qualquer novidade estou na escuta.

  12. Henoch Junior

    Arnaldo, o Santa Paula mudou de nome para Costa Azul, se não me engano…minha família foi sócia de lá, além de outros dois clubes na região o café (C.A.F.E.) e o Interlagos…alguém sabe desses dois clubes?
    Ao ver as imagens fiquei chocado com o abandono…o Santa Paula era um clube belíssimo! A área deveria ser melhor aproveitada!

  13. shirley mileti

    estou pasma! meu baile de debutantes com o saudoso Antonio Tavares de Miranda, foi no clube. O almoço promovido pela Avon, foi no clube. Sou sócia remida e não acredito no que estou vendo.

  14. Também conheci a região nos anos 60 e 70, o Santa Paula era um clube muito comentado, não era sócio, mas às vezes passava na frente. Eu frequentava o Clube do Banco Comercial, que ficava do outro lado da Represa, que hoje pertence a associação de servidores do Banco Central (ASBAC). Por falar nisso alguém tem fotos do Clube do Banco Comercial? Tenho muitas saudades daquele lugar.

  15. monica aparecida desenzi miranda

    Trabalhei em 2001 como supervisora, nessa empresa Textil que a sede era realmente no Antigo Iate Clube Santapaula… fui socia do Clube Santa Paula qdo pequena, e qdo retornei para trabalhar em 2001 nessa empresa, quase tive uma ataque do coração… Se por fora dava a impressão de abandono, lá dentro era pior ainda… tudo quebrado, largado, além do escritorio da empresa, também servia de deposito das mercadorias….um HORROR.. tudo fedia a mofo… as roupas chegavam nas lojas com baratas, ratos, sujas/imundas, um relaxo só… trabalhei lá quase 1 ano, nunca tive coragem de subir nos andares, parecia um predio fantasma… fora as milhões de historias que nos contavam de lá quando anoitecia… ainda bem que será restaurado e aberto ao público novamente…

  16. sempre pensei que tinha morrido gente no club pra que eles desativassem desse jeito .. afinal morreuu?

  17. Nossa a historiaa é intrigante eu fui lá semana passada ver o espaço .. e como está .. soube que era um club ..sempre passava por perto e me perguntava o que era akilo .. fikei sabendo que era um dos lugares mais frequentados de são paulo .. as imagens chocão ..será que um dos donoss não tem curiosidade de aparecer por lá ver como esta sei lá ..

  18. Que pena! Meu pai e tio trabalharam neste clube! Eu vi artistas consagra
    dos se apresentarem ali! Era um point da sociedade paulistana! nos anos
    70! Havia pmpa e glamour!!

  19. Gabriela Fonseca

    Passo em frente ao Santapaula todos os dias e realmente é triste ver um imóvel desses que fez parte da infância e juventude de muita gente da região, inclusive do meu pai, hoje com 63 anos, ele sempre frequentou o clube, era um local da alta sociedade, muito bem frequentado com um público muito bem selecionado. É uma pena que quase não há fotos da época na internet, só em albuns mesmo. Seria muito interessante ver as imagens do prédio decorado, ainda ativado sendo frequentado… seria o máximo. E tomara que essa reforma saia do papel e aconteça, vai ser tudo de bom se der certo. Só acredito vendo!

    • Prof Christian

      Procurei há algum tempo fotos da parte interna do Clube e de fato devem estar somente nos álbuns de antigos sócios…

      Seria interessante até para traçar paralelos com clubes antigos ainda em atividade como o Indiano.

  20. O Santa Paula Iate Clube fez parte de minha adolescência na década de 70. Domingueiras, festas do Havaí, bailes de Carnaval, a sauna, o boliche, a piscina, a sede náutica, as quadras, o salão de jogos…etc..Meu pai era sócio remido. Infelizmente não temos nenhum registro de fotos. Mas os bailes de Carnaval, por exemplo, eras fotografados por fotógrafos profissionais e depois as fotos eram expostas em murais.

  21. Flávia Scandar

    Ola Professor Christian sou aluna de historia universidade federal se são paulo e estou fazendo um trabalho sobre o tombamento do Iate Clube Santa Paula. Gostaria de saber se o senhor tem contato com algum ex-sócio, que algum ex-sócio que comentou aqui poderia me ajudar no meu trabalho. Pois gostaria de entrevistar pessoas que frequentavam o clube para saber a utilização, das particularidades do lugar, da importância da arquitetura, da memoria desse sócios, do sentimento de pertencimento desse sócios. Minha família também foi sócia do clube, mas gostaria da visão de pessoas diferentes que não estão envolvidas também com o meu trabalho. Vejo aqui que muitos, e mesmo o senhor, como eu imagino tem um relação de pertencimento da parte cultural, social, de lazer do prédio. Do uso para a sociedade. Meu trabalho esta dentro desse tema de devolver ao bem tombado características que servissem a população principalmente da região, carente de área de cultura e lazer.

    • Prof Christian

      Não possuo contatos com antigos sócios. O prédio sempre me chamou a atenção pela sua localização e abandono. Quando pesquisei não sabia até então que a garagem de barcos tinha uma ligação com a arquitetura moderna.

      De fato é fascinante a pesquisa. Gostaria de poder ler a sua pesquisa sobre o tombamento.

      Alguns materiais talvez consiga localizar através dos planos diretores da Subprefeitura da Capela do Socorro

      • Flávia Scandar

        Ola Professor, já achei bastante coisa na própria documentação de tombamento no COMPRESP e alguns artigos. Mas gostaria de fazer outras entrevistas. O prédio é realmente fantástico! E pelo que pesquisei e conversei com meus familiares que foram sócios era monumental…
        Claro, quando eu digitar minha pesquisa entro em contato com o senhor para ver como te passo! Será um prazer!

  22. Kelly andrilli

    Meu pai foi sócio do clube, onde passei parte da minha infancia, vou procurar nos albuns, acredito que tenho fotos da época.

    • OLA SE TEM FOTOS DA EPOCA FIQUEI CURIOSO PODERIA ME MANDAR ?

    • Oi Kelly, estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre o Clube, será que você poderia me descrever como era lá? a experiencia do seu pai como sócio?
      Aguardo contato

      • Kelly Andrilli

        Minhas lembranças da infância no clube santa paula são as melhores possíveis…domingo de sol, eu minha irmã, minha mãe, meu pai, íamos bem cedo, me lembro do vestiário onde colocavamos nossos biquínis, depois brincávamos no parquinho, na piscina das crianças, qd eu tinha uns 6 anos meu pai me levava na piscina dos adultos, foi lá que aprendi a nadar, tinha um escorregador azul…eu adorava! O trampolim tb.
        depois íamos almoçar no restaurante que tinha la, só lembranças boas, qd meus pais ainda eram casados, agora, papai já faleceu, firam as lembranças…

      • Flavia sxandar

        Ola ana eu fiz um trabalho sobre o santa paula e entrevistei uma ex socia ficou muito legal se quiser eu te mando! Me mabde um email flaviascandar@hotmail.com

  23. ana paula moreno

    Meu pai era sócio desse clube,tenho recordações maravilhosas da minha infância,aprendi a nadar nessas piscinas!
    Ver o prédio assim corta o coração.Nossa memória e interessante,lembro-me da delícia que era comer misto-quente na cantina,da pista de boliche,da catraca da piscina,do som,que tocava musicas da radio Antena 1.

  24. Alguém poderia me descrever como era lá? e sua experiencia como sócio?
    Aguardo contato

  25. Nossa, que história… Sempre quis saber ´que era ali… Moro bem perto e sempre imaginei como seria. Sobre o clube Interlagos, tem um grupo no face que postaram fotos de como esta abandonado… O antes e o depois… É muito triste também.

  26. Quero deixar aqui minha indignação sobre o pouco caso do ex clube Sta Paula em interlagos fui sócia na década de 60 , um prédio fantástico. Túnel por baixo da av que facilitava a chegada a represa toda infraestrutura pra ser um Grade Hotel com lazer principalmente aquático, com a beira da represa guarapiranga, pra passeios de lancha, Jet squi e outros. Gramado , areal parque para crianças lojas e tantos lazeres dentro do próprio clube, como nenhum grupo de impresarios não se interessaram? Não me conformo já que nada é feito com o s rio pinheiros e Tiete,pelo menos nas represas que não estão tão poluídas como é triste ver que são Paulo perde de ser a cidade mais visitada do Brasil,além de ser vizinha Sta Paula do autódromo,seria fantástico, Americanos ou Europeus jamais deixariam de explorar um lugar tao bonito que cm certeza seria um sucesso Por favor pense nisto será um investimento esplêndido pra todos prefeitura e governo população e estrangeiros. Não esperem mais façam de Spaulo melhor em turismo e divertimento obrigada espero q este tempo q gastei aqui não seja inútil.

  27. Thiago Del Monte

    Olá Prof. Christian….
    Gostaria de informações sobre o Santa Paula….se haverá sua restauração e reabertura, quais os problemas que foram a causa de seu fechamento e se o sr. teria o contato dos donos, afim de entrarmos em contato . Sou de uma empresa de esportes e estamos em busca de espaços para revitalização, reestruturação e reabertura naquela região.
    Aguardo retorno
    Abs

Deixe um comentário